A MG-164, no trecho não pavimentado entre Felixlândia (Córrego do Bagre) e a barragem de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, recebeu uma melhoria significativa em sua infraestrutura. A ação utilizou escória de aciaria, um produto resultante da produção de aço, que foi doado por uma empresa de ferro gusa de Sete Lagoas.
Mais de 2.200 toneladas desse material foram aplicadas em 10,5 km da rodovia, de forma descontínua, para eliminar os pontos críticos. Essa iniciativa traz benefícios tanto ambientais quanto econômicos:
- Sustentabilidade: a utilização da escória evita a criação de passivos ambientais.
- Economia: o material substitui o cascalho tradicionalmente extraído de jazidas, reduzindo os custos para os cofres públicos.
A escória de aciaria, composta por óxidos e silicatos, se destaca por sua alta resistência ao desgaste. Segundo Ricardo Paulino, coordenador regional do DER-MG em Curvelo, “a escória é aplicada na via e misturada ao leito da estrada com o auxílio de uma motoniveladora, o que melhora significativamente as condições da pista. A principal vantagem desse material é sua durabilidade, que contribui para a prevenção do surgimento de buracos e aumenta a capacidade de suporte da estrada”.
Além da aplicação da escória, o trecho da MG-164 passou por outras melhorias, como:
- Manutenção das saídas d’água e bacias de escoamento.
- Poda e corte de árvores.
- Roçada.
- Instalação de sinalização vertical.
Fonte: DER-MG