O Governo de Minas está na vanguarda da manutenção rodoviária, tornando-se o primeiro estado a utilizar inteligência artificial (IA) para monitorar sua malha viária. A partir deste mês, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) implementam essa tecnologia inovadora tanto em rodovias estaduais quanto nas concedidas. Antes, o monitoramento era feito de forma predominantemente manual, um processo que agora ganha agilidade e precisão sem precedentes. A IA permitirá diagnósticos mais rápidos das condições da malha mineira, acelerando o planejamento de melhorias na infraestrutura rodoviária.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria estratégica, firmada em novembro do ano passado, entre o Governo de Minas e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A nova ferramenta foi desenvolvida pelo LabTrans em colaboração com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A cooperação visa desenvolver estudos técnicos, metodologias e ferramentas especificamente para a manutenção e o planejamento no âmbito do DER-MG. Pedro Calixto, secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, destaca a ampliação do monitoramento e a agilidade nas ações: “O processo vai ser muito mais eficiente. O que antes fazíamos uma vez a cada seis meses, agora faremos mensalmente em toda a malha pavimentada do estado de Minas Gerais, com a utilização dessa ferramenta. É um avanço enorme que vai beneficiar tanto o estado quanto o cidadão, que terá a certeza de que as rodovias estarão permanentemente monitoradas.” O levantamento será contínuo em 20 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade do DER-MG. Os dados coletados serão fundamentais para o Índice de Condição da Manutenção (ICM), que parametriza a avaliação do estado de conservação das rodovias pavimentadas e serve como referência para o planejamento de futuras ações. O investimento inicial no projeto é de cerca de R$ 5 milhões. Matheus Novais, vice-diretor-geral do DER-MG, vislumbra a expansão da tecnologia: “Estamos dando início ao levantamento contínuo das rodovias pavimentadas, incluindo as concedidas. No entanto, pretendemos ampliar o uso dessa ferramenta para as não pavimentadas, fazendo uma adaptação ao sistema, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvedora da ferramenta, para também conseguir identificar os problemas desse tipo de estrada, que hoje somam mais de 6 mil quilômetros.”
A metodologia de monitoramento rodoviário por IA utiliza veículos equipados com câmeras de alta resolução que percorrem os trechos, coletando vídeos. Na sede do DER-MG, as imagens são processadas por um software específico. Serão disponibilizados dez veículos equipados para realizar esses levantamentos de qualidade. Na quinta-feira, 22 de maio, a equipe do DER-MG recebeu treinamento prático na MG-030 (rodovia que liga Belo Horizonte a Nova Lima). Pela manhã, houve coleta de dados em campo, e à tarde, os profissionais foram capacitados para operar o software. Jorge Destri Junior, professor e pesquisador da UFSC, explica que a ferramenta detecta e classifica diversos elementos viários, como sinalização horizontal e vertical, elementos de drenagem e defeitos no pavimento. Com essas informações, o sistema gera arquivos georreferenciados para cada objeto identificado, fornecendo subsídios cruciais para análises nas áreas de segurança viária, gestão do pavimento e manutenção da via. Conforme o contrato, a ferramenta será empregada tanto para analisar o índice de desempenho dos novos contratos de conservação do DER-MG quanto para se adaptar aos critérios definidos nos contratos de concessão de rodovias sob gestão da Seinfra.
