A frota de táxis de Contagem passará por uma significativa modernização. A prefeita Marília Campos assinou nesta segunda-feira (6) o Decreto nº 491/2015, que autoriza a circulação dos chamados “táxis pretos” com teto solar de fábrica e estabelece uma nova identidade visual para os veículos. A medida visa tornar o táxi mais competitivo frente aos aplicativos de transporte, além de buscar a modernização e padronização do serviço no município.
A TransCon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem) informou que as mudanças integram o conceito “Cor e Arte pela Cidade”, que será estendido aos carros, letreiros e pontos de táxi. Além disso, o decreto alinha a regulamentação de Contagem à de Belo Horizonte, o que fortalece o convênio de Praça Única, permitindo a operação cruzada de taxistas entre as duas cidades. O presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, destacou que o novo padrão reforça o papel dos táxis dentro do sistema de transporte da cidade, oferecendo um serviço seguro, confortável e visualmente integrado. “Com a modalidade ‘táxi preto’ e o teto solar, acompanhamos o que já é praticado na capital e ampliamos as opções para os usuários, valorizando também o trabalho dos permissionários”, completou Tomaz.
Durante a cerimônia de assinatura, a prefeita Marília Campos enfatizou o ganho de qualidade para a população. “Ter um táxi preto premium e com teto solar é oferecer mais qualidade. Ele é mais bonito, tem mais conforto e ainda é o mesmo preço”, disse a prefeita, sinalizando que a iniciativa simboliza mais uma etapa na modernização da mobilidade urbana no município. A medida também foi elogiada pelo presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), João Paulo de Castro, que afirmou atender a uma demanda antiga da categoria. “Essa é uma pauta que trouxemos para a prefeita. É um modelo já adotado em outras cidades e que agrega conforto tanto para o taxista quanto para o usuário”, declarou Castro. A Transcon será responsável pela fiscalização e orientação dos permissionários durante o processo de adaptação. A partir da publicação do decreto, as cooperativas e taxistas individuais deverão seguir o novo padrão visual definido pela portaria. Também participaram do encontro o vice-prefeito, Ricardo Faria; os vereadores Vinícius Faria e Adriana Souza e o presidente da Coopertaxi de Contagem, Leonardo Fábio de Souza.
