A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial do Município, o resultado da eleição da entidade suplente do setor técnico do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb). A eleita foi a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR) decidiu antecipar a divulgação do resultado devido à ausência de recursos no prazo estabelecido em edital.
A eleição foi no dia 11 de dezembro, presencialmente, no Auditório da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob). O mandato dos integrantes do Comurb é de dois anos, sendo permitida uma recondução, por igual período.
Ao término do mandato, deverá ser convocada nova eleição. Os membros do Comurb não receberão qualquer remuneração pelos serviços prestados e a função é considerada serviço público de caráter relevante. Os representantes eleitos deverão exercer as atribuições que estão previstas no Regimento Interno do Conselho.
Sobre o Comurb
O Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo, que tem como atribuições: definir e rever os indicadores de desempenho a serem tomados como referência para o monitoramento e a avaliação do PlanMob-BH; acompanhar, monitorar e avaliar os investimentos em mobilidade e o uso dos recursos dos fundos da mobilidade; avaliar o balanço anual das metas do plano de mobilidade urbana; propor metas relativas aos instrumentos de gestão da mobilidade urbana em médio e longo prazo; emitir parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e no mapa de rede estruturante de transporte coletivo.
