O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), anunciou que o licenciamento anual de veículos com placas de finais 7, 8, 9 e 0 será exigido em fiscalizações a partir da próxima sexta-feira (1º de novembro)](https://atilalemos.com.br/2024/11/01/crlv-com-placas-finais-7-8-9-e-0-sera-exigido-a-partir-de-sexta-1-11/). Essa medida faz parte de um esforço contínuo para garantir a segurança e a legalidade no trânsito do estado.
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento anual que comprova que o proprietário está em dia com as obrigações legais do veículo, como o pagamento do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e a quitação de eventuais multas. Além disso, o veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Os proprietários de veículos podem obter o CRLV diretamente no site www.transito.mg.gov.br, na aba “Veículos”, clicando em “Documentos de veículos”. O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. O serviço também está disponível no aplicativo do Governo de Minas – MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.
Para auxiliar os proprietários de veículos a sanar dúvidas sobre a regularização do CRLV, a CET-MG disponibiliza, no site www.transito.mg.gov.br, consulta sobre o motivo do não licenciamento e também serviço de videochamada com um atendente. Assim, os proprietários têm a oportunidade de identificar pendências e obter soluções de forma simples, rápida e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento.