‘Rodovia da Morte’ Terá Leilão e Receberá R$ 15,3 Bilhões em Obras

A Rodovia Fernão Dias (BR-381), conhecida pelo trágico apelido de “Rodovia da Morte” devido ao alto índice de acidentes, especialmente no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, está prestes a entrar em uma nova fase. A principal ligação entre São Paulo e Belo Horizonte será leiloada no dia 11 de dezembro deste ano, na B3, em São Paulo.

O novo contrato de concessão, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, prevê um investimento maciço de cerca de R$ 15,3 bilhões e terá vigência de 15 anos, estendendo-se até 2040.

Detalhes da Concessão e Investimentos

O leilão marca a repactuação do modelo atual de concessão, que hoje é gerido pela Autopista Fernão Dias S.A., parte do grupo Arteris. A empresa vencedora assumirá a gestão de 569 quilômetros da BR-381, que cortam 33 municípios.

A distribuição dos recursos previstos é a seguinte:

  • R$ 9,5 bilhões destinados a obras de infraestrutura.
  • R$ 5,4 bilhões dedicados a serviços operacionais.

As intervenções programadas para a rodovia visam aumentar a segurança e a fluidez do tráfego, que atualmente registra um fluxo médio diário superior a 61 mil veículos por praça de pedágio, sendo 37% deles veículos de carga.

Entre as principais obras estão:

  • 108 quilômetros de faixas adicionais.
  • 14 quilômetros de vias marginais.
  • 9 quilômetros de correções de traçado.
  • 29 passarelas.
  • 17 interseções otimizadas.
  • 62 melhorias de acesso.
  • 6 passagens de fauna e 2 áreas de escape.
  • A construção de novos túneis.
Disputa e Contexto do Leilão

A expectativa é que pelo menos quatro grandes grupos disputem o certame: Arteris Fernão Dias, Motiva Infraestrutura, EPR e Via Appia.

Desde 2008, o trecho é administrado pela Arteris, que realizou obras como 85 quilômetros de terceiras faixas, 53 passarelas e quatro trevos em desnível.

O leilão da BR-381/MG/SP é considerado a terceira concessão repactuada dentro do programa do governo federal para otimizar a malha rodoviária. A previsão é que o calendário de 2025 conte com 16 leilões, movimentando um total de R$ 176 bilhões em investimentos. Até 2026, a projeção é que os investimentos em concessões rodoviárias ultrapassem R$ 350 bilhões.

A Fernão Dias, inaugurada em 1959, é um dos corredores logísticos mais importantes do Sudeste brasileiro. A nova concessão promete não apenas modernizar a via, mas principalmente eliminar o estigma de “Rodovia da Morte” por meio de investimentos robustos em segurança e infraestrutura.

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